Máquina de corte a laser de metal: Tipos de processos de corte e vantagens

Utilização de máquina de corte a laser

A parte de corte da cabeça mecânica da máquina de corte a laser não tem contato com a peça de trabalho e não risca a superfície da base durante o procedimento. A velocidade de corte a laser é rápida, a incisão é suave e plana e nenhum pós-processamento é necessário. 

A zona de corte afetada pelo calor e pela deformação da placa é pequena. O corte não apresenta estresse mecânico na incisão, sem rebarbas de cisalhamento, alta precisão de usinagem, boa repetibilidade e não danifica a superfície do material. 

Dito isso, quais são os tipos de processo de corte das máquinas de corte a laser de metal e as suas vantagens? Leia mais para entender melhor!

Os tipos de processo de corte a laser de máquinas de corte a laser de metal

O corte a laser pode ser dividido em quatro processos de corte: corte por vaporização a laser, corte por fusão a laser, corte por oxigênio a laser e corte a laser e fratura controlada.

As vantagens da máquina de corte a laser de metal

Corte por vaporização a laser:

Um feixe de laser de alta densidade de energia aquece a peça de trabalho. A temperatura aumenta rapidamente, atingindo o ponto de ebulição do material em muito pouco tempo, e o material começa a vaporizar. A velocidade do jato de vapor é alta e, à medida que o vapor é liberado, forma-se um corte no material. O corte por vaporização a laser é usado principalmente para cortar materiais metálicos extremamente finos e materiais não metálicos (como papel, tecido, madeira, plástico, borracha, etc).

Fusão e corte a laser:

O aquecimento a laser derrete o material metálico e, em seguida, o gás oxidante (Ar, He, N, etc) é pulverizado através de um bico coaxial com um feixe, e o metal líquido é descarregado pela forte pressão do gás para formar um corte a vapor. O corte por fusão a laser é usado principalmente para cortar materiais que não enferrujam facilmente ou metais ativos, como aço inoxidável, titânio, alumínio e suas ligas.

Corte a laser de oxigênio:

Utiliza um laser como fonte de calor pré-aquecido junto com gás ativo e oxigênio como gás de corte. Por um lado, o gás soprado interage com o metal de corte para produzir uma reação de oxidação, liberando uma grande quantidade de calor de oxidação. Por outro lado, o óxido fundido é expelido da zona de reação para formar um corte no metal. A energia necessária para o corte a laser com oxigênio é apenas metade da energia necessária para o corte por fusão, e a velocidade de corte é muito maior do que o corte por vaporização a laser e o corte por fusão. O corte a laser com oxigênio é usado principalmente para materiais metálicos que enferrujam facilmente, como aço carbono, aço titânio e aço tratado termicamente.

Traçado a laser e fratura controlada:

Usando um laser de alta densidade de energia para escanear a superfície do material quebradiço de modo que o material seja aquecido e evaporado em uma pequena fenda, causando um grande gradiente térmico e severa deformação mecânica na área, e então aplicando uma certa pressão. O material quebradiço irá rachar ao longo da pequena fenda. O feixe de laser pode direcionar fissuras em qualquer direção desejada, desde que seja mantido um gradiente de aquecimento uniforme.

Conheça nossas máquinas: https://glorystarlaserbrasil.com.br/maquina-de-corte-a-laser-de-metal/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

ou

Preencha nosso formulário e receba nosso catálogo de produtos atualizado!