Máquina de corte a laser: Qual gás e pressão utilizar? As máquinas de corte a laser de fibra são utilizadas para cortar diversos tipos de materiais, e o gás utilizado deve incluí-lo no processo de corte. Então, como escolher o gás e a pressão certa para o cortador a laser de fibra, este será o guia mais completo sobre como selecionar o gás e a pressão certos.
Dependendo dos materiais da placa de corte, a seleção de diferentes gases e pressões de corte tem um grande impacto na qualidade da máquina de corte a laser de fibra.
O cortador a laser de fibra corta placas coloridas, como placas de aço inoxidável ou alumínio, e geralmente usa nitrogênio como gás auxiliar para resfriamento e proteção. O corte de aço carbono usa oxigênio para resfriar e acelerar a combustão para acelerar o corte. O gás de corte ajuda a dissipar o calor e apoiar a combustão, além de soprar as manchas de fusão, obtendo-se um corte de melhor qualidade.
A influência do gás e da pressão na qualidade do corte
- Quando a pressão de gás não é suficiente:
Efeitos de qualidade: Durante o corte, ocorrerão manchas de derretimento que a velocidade de corte não consegue atingir, o que afeta a eficiência da produção.
- Quando a pressão do gás é muito alta:
Efeitos de qualidade: A superfície de corte é áspera e a fenda mais larga, ao mesmo tempo, a seção de corte será parcialmente derretida e não poderá ter uma boa seção de corte.
A influência da pressão do gás na perfuração
- Quando a pressão do gás é muito baixa: O laser não é fácil de penetrar na placa de corte e o tempo de perfuração mais longo do que antes resultará em baixa produtividade.
- Quando a pressão do gás é muito alta: Facilmente faz com que ponto de penetração derreta, formando um ponto de fusão maior, o que afeta a qualidade do corte.
Opções de corte
- Oxigênio:
O oxigênio pode ser usado como gás de corte, como resfriamento de cabeça de corte e como remoção de poeira dentro do caminho óptico (para proteger a lente e atrasar o tempo de uso da lente). A reação do oxigênio pode melhorar muito a eficiência de corte, e o filme de óxido produzido também aumentará o fator de absorção espectral do feixe de material reflexivo.
Principalmente adequado para o uso de materiais: aço laminado, aço laminado para estrutura de soldagem, aço carbono para estrutura mecânica, placa de alta tensão, placa de ferramenta, aço inoxidável, placa de aço galvanizada, cobre, liga de cobre e etc.
2. Nitrogênio:
O nitrogênio pode impedir o corte livre de óxido. O nitrogênio puro é usado como gás (propriedade de resfriamento) para cortar aço inoxidável com pureza de 99,9% o nitrogênio de alta pureza é usado como gás usado para o laser, com pureza de 99,999%.
Uso principalmente adequado de materiais: aço inoxidável, placa de aço galvanizada, latão, alumínio, liga de alumínio e etc.
3. Ar:
O compressor de ar pode fornecê-lo diretamente, o que é relativamente mais barato que outros gases.
Principalmente adequado usando os seguintes materiais: alumínio, liga de alumínio, cobre inoxidável, latão, placa de aço galvanizada, não-metálico e etc.
4. Argônio:
Utilizado para prevenir oxidação e nitretação, podendo também ser utilizado em soldagem.
Dióxido de carbono: dióxido de carbono de alta pureza usado como gás laser de pureza 99,999%.
Principalmente adequado usando materiais: titânio, liga de titânio e etc.
Seleção da pressão do gás de corte para máquina de corte a laser de fibra
Ao perfurar a laser, geralmente uma pressão de gás mais alta é usada para puncionar peças de chapas finas, e um método de puncionamento específico é usado para puncionar peças de chapas grossas para eliminar os fatores desvantajosos de baixa pressão de ar na proteção na lente. Quando a máquina de corte a laser corta aço carbono comum, quanto mais espesso o material, menor a pressão do gás de corte. Ao cortar aço inoxidável, a pressão do gás de corte aumenta relativamente com a espessura do material.
Se você quiser mais sobre o conhecimento da máquina de corte a laser, não hesite em nos contatar.
Veja mais detalhes sobre a nossa empresa: https://glorystarlaserbrasil.com.br/
Acesse também o nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCcpK5gsVzuYGRgC1qhjHvyQ